Um ano após ser eleita deputada, brasileira conta como luta por imigrantes no Parlamento da Espanha – Uol Universa

Se chegasse hoje no Brasil, Maria das Graças Carvalho Dantas, 50, poderia se passar por uma espanhola, apesar de ser sergipana de Aracaju. Depois de 25 anos no exterior, a única brasileira da história eleita deputada para o Congresso da Espanha, ela completa o primeiro ano de mandato neste mês, em meio à eleição de um novo governo, crise do coronavírus e situação dos imigrantes na Europa.

Maria Dantas, como é conhecida pela comunidade brasileira, é fluente em castelhano e catalão e, mantendo o sotaque nordestino, já incorporou no ritmo da fala o bilinguismo de Barcelona, onde mora com o companheiro Alex, 50, e sua filha caçula, de 23.

Não são só as expressões idiomáticas em português e espanhol que se misturam, como também o modo de ser latino-europeu. A deputada hispano-brasileira – que se elegeu pelo quase centenário e ainda pequeno partido Esquerra Republicana da Catalunya (ERC) – ouve tanto a cirandeira Lia de Itamaracá quanto canta de cor e no microfone “Bella Ciao”, canção italiana que se tornou hino de movimentos comunistas e anarquistas.

Leia a reportagem completa em: Uol Universa